“Comportamento sadio é uma busca de vários fatores de equilíbrio”

comportamento sadio

“Comportamento sadio é uma busca de vários fatores de equilíbrio”

Psicóloga há 18 anos, com grande experiência na área esportiva, a professora doutora Andrea Duarte Pesca vai ministrar, em conjunto com o professor Renato Prado, o curso “Comportamentos Sadios e Psicossociais na Busca de um Corpo Perfeito”, promovido pela RentalMed, no dia 18 de novembro próximo, em Florianópolis. Nesta entrevista, a professora fala sobre os problemas psicopatológicos que podem afetar as pessoas quando não se comportam com o equilíbrio necessário para obter um corpo perfeito sem cometer exageros.

..

Este mês você ministrará o curso Comportamentos Sadios e Psicossociais em Busca do Corpo Saudável, promovido pela RentalMed. Qual a proposta do curso?

Professora Andrea Pesca – A proposta do curso trata do mundo fitness atual, das questões sociais, midiáticas, da busca pelo corpo perfeito. Vamos abordar questões tanto do âmbito da Educação Física quanto da Psicologia, e de todas as demais áreas que as cercam. Trataremos dos comportamentos sadios e dos psicopatológicos desse universo que está sendo colocado diante das pessoas.

E qual é o principal objetivo?

Professora Andrea – É poder entender quais são os fatores que influenciam beneficamente ou não dentro da busca de um corpo perfeito. Claro, aqui há questões saudáveis, como bem-estar, saúde, qualidade de vida. Mas há também fatores negativos, como a dependência por exercício físico e excessos alimentares, com privações de determinados grupos de nutrientes, apenas por crença de que determinado alimento é demasiado para a pessoa – e na verdade não é. O problema é que essas questões acabam comprometendo a saúde física.

Colocando na balança todos esses fatores, o que é exatamente um comportamento sadio?

Corpo perfeito - professora Andrea Pesca

Professora Andrea – O comportamento sadio é aquele em que a gente busca o equilíbrio, a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar físico e emocional. E isso significa, não apenas se alimentar bem, mas ter uma prática de exercícios, ter momentos de lazer, momentos de prazer, bom desempenho no trabalho e outros. Trata-se, portanto, de uma busca de fatores em equilíbrio, que levam a uma vida melhor.

O curso aborda também os fatores psicopatológicos em relação aos comportamentos. Como eles são constituídos?

Professora Andrea – A dependência de exercícios é um fator psicopatológico tanto quanto a depressão. E é igual a um vício. E ocorre quando a pessoa acaba fazendo algo em demasia – e  que deveria ser feito com muito mais equilíbrio. Por exemplo, o plano de treinamento para corridas deve ser muito bem elaborado, por um profissional especializado, para indicar o que é correto. E aqui há o educativo de corridas, que define as passadas corretas para se fazer uma boa corrida, sem sobrecarregar mais um lado do corpo do que outro. Com orientação adequada, os resultados serão progressivos e controlados. Bem diferente de uma pessoa que cria o seu próprio plano de corrida, sem orientação e sai por aí, se esforçando em demasia e se arriscando. Tudo o que vira obsessão, vira psicopatologia. Todo o elemento que se encontra em demasia em uma ideia, se não for cuidado, pode tornar-se uma compulsão. Há vários tipos de compulsão: por exercícios, por alimentação, por compras, por jogos e por aí vai.

A mídia não sobrecarrega muito o ideal das pessoas pela busca de um corpo perfeito?

Professora Andrea – Sim, totalmente. Antes isso ocorria quase que exclusivamente nas mulheres, mas agora está aumentando muito nos homens, que passaram a ficar mais vaidosos. Aí eu pergunto: o que é a vaidade, é algo sadio ou psicopatológico? A questão é compreender o que é uma vaidade equilibrada e uma vaidade excessiva. A busca do corpo perfeito começa na vaidade, mas a vaidade não é apenas positiva. Acho que hoje a imposição de um padrão de beleza – que não existe de forma natural, é preciso frisar – leva as pessoas a equívocos. Mesmo porque, é preciso distinguir entre padrão e beleza. São duas coisas completamente diferentes.

Para conseguir o equilíbrio é preciso manter uma rotina ideal?

Professora Andrea – Com certeza. Assim, é preciso manter uma alimentação equilibrada, mas que não comprometa o lado social das pessoas. Em casos mais radicais, quando se busca um corpo idealizado, o desequilíbro acaba se tornando uma ortorexia, que é a obsessão por uma dieta perfeita, um transtorno alimentar que pode ter como resultados a falta de nutrientes, a ansiedade e, por fim, o isolamento.

O verão está chegando e é exatamente agora que as pessoas vivem uma espécie de euforia para emagrecer. Compensa tanto esforço? Quais os danos que podem ocorrer desse comportamento?

Professora Andrea – A realidade é que atualmente é possível que qualquer um tenha um corpo legal sem praticar excessos.  O que não se pode fazer é entrar nessa loucura incentivada pela mídia. Em cidades litorâneas, esse comportamento é ainda pior. Há grupos em algumas praias que rejeitam outras pessoas porque não possuem corpos que seguem determinados padrões. Nossa sociedade chegou a tal ponto que o maior valor passou a ser o corpo e não a intelectualidade e o conhecimento das pessoas. Atualmente, o que importa é o molde físico, e isso é uma ideia pré-concebida, um comportamento incentivado pela mídia.

Mas como mudar o hábito das pessoas para que entrem em rotinas mais saudáveis e equilibradas, sem se auto torturar?

Professora Andrea – Cada pessoa tem o seu tempo para construir essa rotina saudável. Por outro lado, os profissionais que trabalham em esportes, exercícios e estética precisam saber identificar quando os seus clientes estão cometendo exageros, quando eles não estão mais praticando comportamentos sadios e sim psicopatológicos. É preciso que esses profissionais saibam indicar aos seus clientes a melhor forma de buscar uma vida saudável, que é o que realmente importa.

Leia também: “Como potencializar os tratamentos de criolipólise”

Comentário (1)

  • Carolina Reply

    Show!!!

    9 de novembro de 2017 at 12:27

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}