Existe depilação definitiva em pelos loiros, ruivos ou brancos?

Existe depilação definitiva em pelos loiros, ruivos ou brancos?

Uma das dúvidas mais comuns quando se fala em depilação a laser é em relação à eficácia do tratamento em diferentes fototipos. Afinal, existe depilação definitiva em pelos loiros, ruivos ou brancos?

A aplicação da fototerapia na área da estética vem sendo utilizada amplamente nos últimos anos. O espectro de radiação produzido abrange variados comprimentos de ondas. Dependendo do comprimento de onda utilizado, são realizados tratamentos de fotoepilação, fotorrejuvenescimento, etc.

Componentes essenciais dos sistemas de laser:

  • Meio gasoso, líquido ou sólido que pode ser excitado a emitir luz laser por emissão estimulada;
  • Uma fonte de energia para excitar o meio;
  • Espelhos no final do laser, formando a “cavidade”;
  • Sistema de entrega.

OBS: Os equipamentos possuem uma fonte de energia (elétrica, luminosa) que estimula as moléculas de um meio homogêneo (gás-CO2, gás de diodo, líquido-corante, cristal-rubi).

Na prática:

  • Luz pode ser absorvida, transmitida, refletida ou dispersa
  • 4-7% de reflexão
  • Diferença de refração entre ar e extrato córneo
  • 93-96% entram na pele – absorvido ou disperso (ver Figura 1)
  • depende da concentração de cromóforos
RentalMed Interação Laser Tecido

Figura 1 – Interação Luz – Tecido

depilação pelos ruivos, depilação pelos loiros

 Cromóforos

  • Átomos ou moléculas que absorvem a energia do fóton (substâncias coloridas naturais que  absorvem  luz  de comprimentos  de  onda particulares).
  • Fóton deixa de existir e a molécula torna-se excitada

Cromóforos da pele:

  • Água
  • Hemoglobina (oxihemoglobina)
  • Melanina (ver Figura 2)
  • Exógeno: tinta de tatuagem
RentalMed Depilação a laser em pelos claros

Figura 2– Melanina (cromóforo) presente na base do pelo

Em tecidos humanos, os dois mais importantes cromóforos são a melanina e oxi-hemoglobina (hemoglobina oxigenada). A melanina encontra-se em células da epiderme, bem como no eixo do pelo e bulbo do folículo. Oxi-hemoglobina é encontrada em todos os tecidos vascularizados, mas em grandes quantidades principalmente nos vasos sanguíneos.

A luz emitida com comprimentos de onda de +/- 800 nm é absorvida pela melanina e menos pela oxi-hemoglobina. Esta especificidade de agressão na melanina (e menos para oxi-hemoglobina) permite que a destruição dos folículos, com pouco ou nenhum dano para as células vizinhas e tecidos.

Barreira Epidérmica

Quando utilizam-se lasers não ablativos, deve-se ter preocupação com a camada de melanina epidérmica, que é uma barreira à penetração da maioria dos comprimentos de onda utilizados, principalmente nos pacientes com fototipos mais altos IV, V e VI pela classificação de Fitzpatrick, e na pele bronzeada.

Nesses casos, existe a possibilidade de aumento de temperatura importante na epiderme, que pode ocasionar queimaduras superficiais e efeitos adversos, como crostas, vesículas, discromias e cicatrizes.

Resfriamento

Para evitar dano térmico à epiderme e diminuir o desconforto, podem ser usadas técnicas para resfriamento superficial da pele:

  1. Contato prévio à aplicação do laser (por alguns segundos) de material resfriado (bolsas térmicas, compressas ou metal).
  2. Equipamentos que possuem ponteira resfriada (por exemplo: laser de diodo usado para epilação com ponteira de safira resfriada).
  3. Equipamentos que possuem emissão de criógeno (gás), antes ou durante a aplicação da luz (por exemplo: laser de corante pulsado usado para lesões vasculares).
  4. Equipamentos que emitem jato resfriado de ar na superfície da pele (por exemplo: Zimmer).

Por que existe dificuldade de depilação definitiva de pelos brancos, loiros e ruivos?

O alvo para a depilação dos pelos é a melanina do folículo piloso.

  • É importante que os pelos sejam escuros, já que a absorção da eumelanina é aproximadamente 30 vezes maior que a da feomelanina presente nos pelos loiros e ruivos.

Não há até hoje efetividade comprovada para a depilação permanente de pelos loiros, ruivos ou brancos (ver Figura 3) de reflexão da luz pelos fototipos).

figura-3-curvas-de-reflexo-da-pele-fototipos-i-onde-existe-tendencia-de-muita-reflexao-de-luz-tem-mais-dificuldade-na-deplicao-permanente

Figura 3 – Curvas de reflexo da pele. Fototipos I onde existe tendência de muita reflexão de luz tem mais dificuldade na depilação permanente.

Referências:

  • Kazmi Ah, Bajwa UB, Mahmood K. –The prevalence of Hirsutism in Pakistani Females. Journal of Pakistan Institute of Medical Sciences 1993; 4: 195197.
  • Anderson RR, Parrish JA. Selective photothermolysis. Precise microsurgery by selective absorption of pulsed radiation. Science 1983. 220: 524.
  • Anderson RR. Laser-tissue interactions, in cutaneous laser surgery: Goldman MP, Fitzpatrick RE, editors. The Art and Science of  Selective Phototermolysis St. Louis Mosby; 1998: p1-18.
  • Dierickx CC, Grossman MC, Anderson RR. Long Pulsed ruby laser hair removal. Lasers Surg Med 1997; S9: 167.
  • Dierickx CC, Grossman MC, Farinelli WA, Anderson RR. Permanent hair removal by normal-mode ruby laser. Arch Dermatol. 1998; 134: 837-844.

 Professor Me. Dênis Barnes 

Professor Dênis Barnes

Professor dos Cursos de Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional, Biomedicina e Farmácia Estética e MBA Cosmetologia Aplicada a Estética IPUPO-SP, PUC-RS, GAMA FILHO -RJ, INSPIRAR-PR, UNIVALI-SC, NEPUGA-SP, IAPS-PB, UNIJUÍ-RS, UPF-RS, UNISC-RS, ULBRA-RS, UNICRUZ-RS e IPGS; Fisioterapia em Trauma e Ortopedia Univates-RS, PUC-RS, UPF-RS e IESA-RS.

Professor de Eletroterapia Básica, Eletroterapia Aplicada em Estética e Inovações Tecnológicas em Estética no Curso de Graduação em Estética e Cosmética e Fisioterapia Univates-Lajeado-RS .

Ex- Coordenador do Curso de Graduação em Estética e Cosmética Univates-Lajeado-RS, avaliado pelo MEC com nota 5 “máxima”.

Membro da Comissão de Área do INEP – MEC para Áreas Avaliadas ENADE 2016-2018

Veja também: 

MeDioStar NeXT Pro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}