Você sabe realmente o que é celulite?

Você sabe realmente o que é celulite?

Celulite, como é comumente chamada, é um dos distúrbios estéticos que mais incomodam as mulheres. Ele é o único que as pessoas se autodiagnosticam em casa! O fibro edema geloide, como é chamado na literatura especializada, é um conjunto de transtornos que ocorrem no tecido conectivo cutâneo e subcutâneo (derme e tela subcutânea) e que tem origem multifatorial. Manifesta-se na pele e origina a aparência comumente conhecida como “casca de laranja”. Mas você sabe realmente o que é celulite?

Celulite é uma inflamação?

Diferente do que todo mundo pensa, a celulite não tem origem inflamatória, se assim fosse, tomaríamos anti-inflamatórios e ela desapareceria, certo? Sobre a formação do fibro edema geloide, Lanz (2006) descreve que o coração envia sangue limpo através das artérias. Ao longo de seu trajeto, elas vão se estreitando até formar os capilares arteriais, cujas paredes são muito finas permitindo um contato íntimo entre o sangue e os tecidos.

Por meio desses, o sangue leva para o organismo o oxigênio e os nutrientes. Já os capilares venosos têm a função de recolher os produtos descartados e conduzi-los até os órgãos encarregados de expulsá-los do circuito. É no líquido intersticial ou fundamental do tecido subcutâneo onde os capilares venosos e arteriais trocam seus componentes, oxigênio e nutrientes por resíduos e toxinas, então, ocorre no tecido subcutâneo uma infiltração (excesso de líquidos) e, em seguida,  se dá o que chamamos de polimerização que infiltra-se nas tramas de colágeno, produzindo uma reação fibrótica.

A origem dos “furinhos”

Essas fibras, chamadas de travas ou trabéculas, fixam-se na epiderme e derme reticular, retraindo-se e puxando a pele para baixo, dando o aspecto de “furinhos”. Devido a um déficit de irrigação, a quantidade de toxinas incorporadas é tão grande que supera a capacidade normal de eliminação dos capilares venosos, a precisão do sistema falha, esse desequilíbrio causa alteração do tecido.

Os elementos contidos nos resíduos não podem ser corretamente eliminados e se acumulam na substância fundamental que fica mais densa. Os nutrientes continuam chegando às células, e estas seguem gerando gordura que se deposita no seu interior, produzindo assim um aumento dos adipócitos (células de gordura!) exercendo uma grande pressão no local. O oxigênio e os nutrientes começam a chegar com mais dificuldade.

Espelho, espelho meu…

Você sabia? De 100% do que você vê no espelho e acha que é celulite, somente 10% são de verdade? Sim! Todos os outros “furinhos” são depressões do tecido. Ocorrem por vários fatores: excesso de peso, retenção de líquidos, flacidez do músculo, flacidez da pele, etc. Por isso, procure um profissional formado em Estética, que compreenda como realizar uma boa anamnese e estabelecer um correto plano de tratamento.

Você pode começar a prevenir e tratar hoje mesmo em casa! Procure beber bastante água para melhorar a troca de toxinas por nutrientes! Caminhe! Aproveite para colocar em prática aquela promessa do ano novo! Use cremes com princípios ativos que estimulem a circulação periférica e profunda, como Castanha da Índia, Centella Asiática, Gingko Biloba, cafeína, cafeisilane-C etc.  Mantenha uma alimentação anti-inflamatória, rica em antioxidantes! EQUILÍBRIO! Costumo enfatizar para todos os meus clientes, que 50% são a minha parte do tratamento, 50% a dele! Estética é Área da Saúde, a pele é nosso maior órgão, então, vamos cuidar dela!

Milliana Henrique Devilla

  • É graduada e especialista em Cosmetologia e Estética e em Formulações Cosméticas (Brasil).
  • Fundadora e Colaboradora na Empresa Consultoria Estética
  • Docente Universitária nos Cursos de Graduações e Pós Graduações
  • http://cms.milliana-devilla-consultoriaestetica.webnode.com
  • @millianaconsultoria
  • @milliana_devilla

Para tratamento de celulite, confira:

Ecco’s Crio Redux – 250g

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}