Evolução dos cosméticos espelha a própria evolução do mundo

evolução dos cosméticos

Evolução dos cosméticos espelha a própria evolução do mundo

A evolução dos cosméticos ocorreu em paralelo à evolução da própria humanidade. De acordo com inúmeros estudos, desde os tempos pré-históricos (em torno do ano 30.000 a.C.) têm sido relatadas práticas de adorno e camuflagem da pele e dos cabelos. Naquela época, as pessoas simplesmente coloriam o corpo para se protegerem ou intimidar seus inimigos e mesmo animais.

Esses estudos são ricos em relatos de utilização de produtos cosméticos. Ao serem formadas as primeiras civilizações (por volta do ano 3.000 a.C.), os rituais de beleza passaram a ser difundidos pelos egípcios, indianos e orientais, que desenvolveram cosméticos e práticas semelhantes. Dessa forma, os primeiros cuidados cosméticos começavam a se delineados.

Cosméticos na Antiguidade

Na Grécia e na Roma Antigas (por volta do ano 200 d.C.), era bastante comum que os homens frequentassem casas de banho elaboradas e as mulheres cuidassem da beleza dentro do ambiente doméstico. Algumas das fragrâncias extraídas nessa época eram feitas a partir do anis, da pimenta, do alecrim, da sálvia e da hortelã-pimenta. Uma curiosidade: o leite de jumenta era usado para manter a pele fresca e a massa de pão úmida servia como máscara noturna.

No Egito Antigo (de 3.000 a.C. a 200 d.C.), entre os conhecimentos transmitidos de geração para geração, era usados o mel, o leite e farelos vegetais para fazer pastas. Também se empregava gorduras animais e vegetais e cera de abelhas para fazer cremes para a pele. Homens, mulheres e crianças usavam uma espécie de maquiagem para se proteger dos raios solares. Além disso, os egípcios já pintavam o cabelo naquela época.

Cosméticos na Atualidade

De lá para cá o mundo evoluiu bastante e os cosméticos acompanharam essa evolução. Mais do que isso, atualmente a indústria cosmética é a que mais cresce no planeta. Ao lado da evolução científica e tecnológica dos cosméticos, várias legislações foram formalizadas, visando garantir maior segurança ao usuário, ao dermatologista e ao profissional de estética.

Hoje, com o aprimoramento das informações, os cosméticos passaram a ser multifuncionais. Isso significa que utilizam  produtos naturais, orgânicos e, mais recentemente, a manipulação genética para melhorar a estética. Junto a maior consciência ambiental ocorre a preocupação das empresas em produzir produtos saudáveis ao consumidor, relacionando-os à qualidade de vida.

Ecco’s Cosméticos Naturais

evolução dos cosméticos - Ecco's

Clique e confira o catálogo de cosméticos Ecco’s

Um bom exemplo dessa preocupação é dado pela indústria Ecco’s Cosméticos, que desde 2002, quando foi inaugurada, vem primando pela inovação em seus produtos. Em 2010, a Ecco’s iniciou seu crescimento com a missão de transformar a valorizar a beleza e o bem-estar das pessoas. Seus produtos passaram a priorizar a qualidade, sendo que a empresa passou a promover mudanças efetivas, lançando mão da ciência, da nanotecnologia e de princípios ativos seguros.

A Ecco’s adotou um compromisso firme com a sustentabilidade ambiental e lançou sua base dermo ecológica, formulada delicadamente com ingredientes de origens vegetais e matérias-primas certificadas com selo Ecocert. Seus produtos não possuem óleo mineral, que foi substituído pelo óleo vegetal. Como forma de extração dos ativos botânicos, substituiu o propilenoglicol pela glicerina vegetal. Como conservantes são usados componentes biodegradáveis, em vez de parabenos ou liberadores de formol.

Outras indústrias brasileiras do setor cosmético também vêm obtendo excelentes resultados ao apostar na sustentabilidade, entre elas a Natura, O Boticário, Laces and Hair – e diversas outras! -, que aproveitam a tendência de mercado em busca de novos princípios ativos naturais.

E-book: A História da Evolução dos Cosméticos

[wpcbuttons button_txt=”Baixe o e-book completo \\\\” target_url=”https://conteudo.rentalmed.com.br/historia-dos-cosmeticos” open_new_window=”1″ align_button=”center” button_class=”” background_color=”#0066ff” font=”Arial” color=”#ffffff” font_size=”16″]

Clique para conferir o catálogo Ecco’s

https://rentalmed.com.br/eccos-cosmeticos/

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}