TECAR Terapia: um poderoso tratamento para a regeneração de tecidos

TECAR Terapia: um poderoso tratamento para a regeneração de tecidos

TECAR Terapia é uma forma terapêutica que aparece com vários nomes diferentes na literatura científica. Já foi chamada de “Radiofrequência Monopolar Capacitiva Resistiva” e “Transferência Elétrica Resistiva Capacitiva” (C.R.E.T.). Porém, popularizou-se sob o nome de TECAR Terapia, sigla proveniente de Transferência de Energia Capacitiva e Resistiva.

TECAR Terapia é uma termoterapia endógena e não-invasiva, baseada no princípio da diatermia capacitiva-resistiva. Em termos práticos, a radiofrequência TECAR tem a capacidade de reduzir o tempo de recuperação e de reabilitação das células do corpo. Isso ocorre graças à aplicação de correntes de radiofrequência que causam uma reação térmica nos tecidos, estimulando assim os processos corporais naturais de regeneração, com resposta analgésica e anti-inflamatória imediata.

Como funciona a TECAR Terapia?

A TECAR Terapia é baseada na emissão de radiofrequência monopolar de ondas curtas – capacitivas ou resistivas – que geram calor. Os sistemas capacitivo ou resistivo permitem ao operador ajustar facilmente a terapia de acordo com a patologia a ser combatida. A transferência capacitiva é utilizada para tecidos com grande quantidade de água, como os tecidos musculares estriados esqueléticos. Já a transferência resistiva atua sobre tecidos com pouca quantidade de água, como ossos, tendões e tecidos adiposos.

A TECAR Terapia é não-invasiva, e se integra no grupo das ondas eletromagnéticas, mais precisamente na diatermia. Como tal, atua no processo de aquecimento do corpo por via interna através de correntes internas de alta frequência. Produz efeito endotérmico, que depende da potência aplicada e da impedância dos tecidos durante a passagem das correntes.

As frequências são significantemente menores do que as utilizadas na diatermia de ondas curtas (27MHz), hipertermia (454 MHz) e terapia radar (2,5 GHz). Já a TECAR utiliza correntes com frequência que podem variar entre 0,45 a 0,6 MHz. Assim, aproxima-se da ressonância natural do corpo, e provoca um efeito térmico devido da absorção de energia. Em razão disso, os efeitos terapêuticos da TECAR variam de acordo com a frequência utilizada.

 

RentalMed r67_tecartherapy

Pra quê serve a TECAR Terapia?

A TECAR Terapia vem sendo largamente utilizada por médicos e fisioterapeutas, além de possuir também aplicações Estéticas. É indicada para recuperação esquelético-muscular, além de aplicações preventivas e regenerativas na medicina esportiva de alto rendimento e quadros pós-operatórios.

  1. Aplicações em Estética e Rejuvenescimento: A TECAR Terapia melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos. Assim, elimina a acumulação de fluidos nos vasos sanguíneos e linfáticos, restaurando a elasticidade e permeabilidade dos tecidos. Melhora o tônus muscular acelerando a recuperação pós-treino, colaborando para que se atinja a forma ideal em menos tempo.
  2. Controle da dor e de reações inflamatórias: O primeiro passo de terapias de reabilitação foca principalmente na redução ou eliminação da dor. Terapias físicas, baseadas em princípios e mecanismos biológicos, oferecem uma ótima alternativa ao uso de drogas analgésicas. Nesta fase, o uso da TECAR Terapia oferece ao terapeuta uma forma de administração controlada de calor, com eficácia e validação comprovadas por inúmeros testes clínicos e científicos.
  3. Recuperação da mobilidade articular: Esta fase é a que mais exige habilidade e experiência dos terapeutas. Uma abordagem muito agressiva pode aumentar a dor, e uma abordagem passiva acaba provocando o aumento da rigidez articular. Projetos internacionais de pesquisa sugerem que a TECAR Terapia proporciona resultados seguros. A elasticidade e extensibilidade também podem ser melhorados através do uso associado de equipamentos que aumentam ou retiram o calor das áreas afetadas.
  4. Patologias agudas (atérmicas) e crônicas (hipertermia): A TECAR poderá ser utilizada em disfunções reumatológicas, na orto-traumatologia, na urologia, e nas lesões desportivas. A técnica ainda pode ser aplicada antes de intervenção cirúrgica ou no pós-operatório, com a finalidade de intervir nas possíveis complicações existentes e/ou inerentes ao processo cirúrgico, tal como distúrbios linfáticos e presença de dor. Assim, a TECAR pode ser um coadjuvante terapêutico nas fases da recuperação e reeducação, e ser efetiva na redução do tempo de cicatrização.

TECAR Terapia na medicina e fisioterapia esportiva

TECAR Terapia vem sendo utilizada largamente em tratamentos fisioterápicos e de recuperação física. É especialmente popular entre desportistas de alto rendimento no mundo todo. Atletas como o velocista Usain Bolt e clubes de futebol como Roma, Lazio, Inter de Milão e Atlético de Madrid, fazem uso da TECAR Terapia para regeneração muscular após as competições, devido aos resultados imediatos e altamente confiáveis. Por conta das vantagens e resultados cientificamente comprovados, a TECAR Terapia está presente em todas as edições das Olimpíadas desde Sidney 2000. Estes fatos apenas comprovam o status da TECAR Terapia como prática consolidada na medicina esportiva.

 

 

Quer saber mais sobre TECAR Terapia? Em breve e-book RentalMed sobre o tema!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}