ANVISA: Calibração anual de equipamentos estéticos é obrigatória

ANVISA: Calibração anual de equipamentos estéticos é obrigatória

Você se lembra quando foi que calibrou seus equipamentos estéticos pela última vez? Máquinas de uso contínuo sempre estão sujeitas à falhas. Sejam aparelhos mecânicos ou eletrônicos, o tempo de uso causa desgastes que comprometem os resultados e a segurança dos profissionais e pacientes. Uma simples balança descalibrada pode trazer imensos prejuízos, por exemplo. Agora, imagine o tamanho do problema se um equipamento de eletroterapia entrega correntes mais fortes do que deveria. Ou um laser que ultrapassa a potência e causa queimaduras graves. Ou ainda uma criolipólise que não resfria, logo, não entrega o resultado esperado. Todas estas são  razões pelais quais a calibração anual de equipamentos estéticos é obrigatória. 

A orientação aparece em Resolução Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada em 2013. Ali, são definidas as boas práticas para a revisão, manutenção e calibração dos equipamentos de uso médico, estético e fisioterápico. E vale lembrar que é de responsabilidade da Clínica manter as revisões e calibragens de seus equipamentos em dia. Além do risco de acidentes, equipamentos fora do padrão podem compremeter os resultados terapêuticos. E resultados comprometidos, consequentemente, levam ao questionamento da reputação do profissional. Garanta a satisfação e fidelização de seus clientes mantendo seus equipamentos com a revisão em dia!

Confira o que diz a norma:

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – ANVISA 2013

5.4. Inspeção, medição e equipamentos de testes 

5.4.1. Cada empresa deverá assegurar que todo o equipamento seja adequado para os fins a que se destina e seja capaz de produzir resultados válidos. Cada empresa deverá estabelecer e manter procedimentos para assegurar que o equipamento seja rotineiramente calibrado, inspecionado e controlado. Os equipamentos de medição deverão ser identificados de forma a possibilitar que a situação da calibração seja determinada.

5.4.2. Calibração. Cada empresa deverá estabelecer e manter procedimentos de calibração que incluam orientações específicas e limites de precisão e exatidão, assim como prescrições para ações corretivas quando os limites de precisão e exatidão não forem alcançados. A calibração deverá ser executada por pessoal que tenha instrução, treinamento, prática e experiência necessários.

5.4.3. Padrões de calibração. Cada empresa deverá estabelecer e manter padrões de calibração para os equipamentos de medição que sejam rastreáveis aos padrões oficiais nacionais ou internacionais. Se não houver nenhum padrão aplicável disponível, a empresa deverá estabelecer e manter um padrão próprio.

5.4.4. Registros de calibração. Cada empresa deverá assegurar que sejam mantidos registros das datas de calibração, mensurações obtidas, do empregado encarregado desta tarefa e da data seguinte para esta operação. Os registros devem ser mantidos pela empresa, devendo estar disponível para o pessoal que usa este equipamento e para os responsáveis pela calibração do mesmo. 

5.4.5. Manutenção. Cada empresa deverá estabelecer e manter procedimentos para assegurar que o manuseio, a preservação e a guarda de equipamentos de teste, inspeção e medição sejam feitas de forma a preservar sua precisão e adequação ao uso.

RENTALMED ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Assistência Técnica Especializada RentalMed

A RentalMed é uma empresa com estratégia alinhada para tornar-se referência em todos os segmentos relacionados à Estética no Sul do Brasil. Por isso, montamos um corpo técnico altamente qualificado para atender às demandas de revisão, calibração e reparos em equipamentos estéticos e fisioterápicos. Assim, disponibilizamos Assistência Técnica Autorizada Multimarcas, abrangendo as principais marcas do mercado estético brasileiro.

Na Assistência Técnica RentalMed a avaliação e orçamento são gratuitos. E além disso, você pode contar com a facilidade e comodidade da Logística RentalMed, que pode recolher e entregar o seu equipamento diretamente em seu endereço. Desta forma você não perde tempo, e não precisa interromper sua rotina de atendimentos!

Preencha o formulário abaixo e inicie agora mesmo a sua consulta com a Assistência Técnica Especializada RentalMed!


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}