Você costuma checar a manutenção dos equipamentos estéticos que aluga?

Você costuma checar a manutenção dos equipamentos estéticos que aluga?

A locação de equipamentos para Estética e Fisioterapia é uma prática extremamente comum no mercado. Afinal, alguns aparelhos têm valores bastante proibitivos, chegando quase à casa dos milhões de reais. Por conta disso, muitas clínicas e profissionais contam com a parceria de empresas especializadas em locação de equipamentos, como nós aqui da RentalMed. E é por isso que perguntamos: você costuma checar a manutenção dos equipamentos estéticos que aluga?

Riscos para a saúde de profissionais e clientes

Resultado de imagem para riscos para a saude

Equipamentos para Estética e Fisioterapia são classificados pela ANVISA e pelo INMETRO como aparelhos médicos. Afinal, eles contam com grande potência de cargas energéticas e complexidade nas tecnologias que utilizam. Estas máquinas são testadas exaustivamente pelos fabricantes, a fim de garantir que são máquinas seguras tanto para quem aplica quanto para quem recebe os procedimentos.

Porém, com o tempo e o uso contínuo, os equipamentos sofrem um desgaste natural. E é por causa deste desgaste natural que a calibração anual é obrigatória. É preciso garantir que os equipamentos estão se comportando da maneira esperada, entregando resultados dentro das normas de segurança.

Quando falamos em equipamentos de luz pulsada, laser, radiofrequências e afins, estamos falando em emissão de altas cargas energéticas. Estas cargas, se desreguladas, oferecem um grande risco de lesões e até de acidentes graves, que vão de queimaduras a incêndios. Por isso é tão importante conhecer bem a empresa de quem você costuma alugar os seus equipamentos. É preciso ter certeza de que o calendário de revisão, manutenção e calibração está sendo cumprido. Assim você não coloca a sua saúde, a de seus clientes e a sua própria clínica em risco.

Vigilância Sanitária e Fiscalização

logo vigilância sanitária SC RentalMedJá falamos aqui no Blog RentalMed sobre os riscos de se utilizar equipamentos e produtos sem registro na ANVISA. A legislação que rege ambos os casos é exatamente a mesma. Portanto, a Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização das Clínicas Estéticas e Fisioterápicas. E pode multar – e até fechar – aquelas em que sejam encontradas qualquer tipo de irregularidade. Também já falamos aqui no Blog sobre a obrigatoriedade da calibração e revisão anuais de equipamentos estéticos.

Como a revisão e a calibração anual são obrigatórias, equipamentos sem documentação comprobatória de manutenção também são passíveis de multa. Você consegue imaginar o tamanho da incomodação de ter a sua clínica multada – ou até mesmo lacrada – por um problema que não é culpa sua?

Imagine a cena: você investiu na locação de um aparelho caríssimo, pensando em oferecer o melhor para as suas clientes. Aí você está lá trabalhando, e do nada aparece a fiscalização. Eles entram e solicitam uma série de documentos: da clínica, da profissional responsável… e dos equipamentos! E agora? Como explicar para os fiscais que aquele equipamento é alugado e que não é você a pessoa responsável pela manutenção dele? Afinal, ele está dentro da sua clínica

Locações RentalMed: Laudos Técnicos para todos os equipamentos alugados

RentalMed logo_registrada270x135Conosco aqui na RentalMed, você jamais teria este tipo de problema. Nós somos completamente apaixonados por Estética. Por isso, nossa cadeia produtiva é 100% cuidadosa e responsável. Por almejarmos os mais altos padrões de excelência, todos os nossos equipamentos passam por rigorosos procedimentos de revisão, calibração e manutenção em nosso setor de Assistência Técnica próprio após cada locação.

Assim, todos os nossos equipamentos são entregues acompanhados pelos seus respectivos Laudos Técnicos. Estes laudos indicam as condições em que se encontram as máquinas no momento da locação, as datas das últimas revisões e calibrações efetuadas, e quando devem ocorrer as próximas. Tudo muito transparente, prático e objetivo, a fim de garantir que você não tenha problemas em justificar a procedência e a situação dos equipamentos que utiliza.

Caso venha a ocorrer algum problema de mau funcionamento, nossa política é a de recolhimento imediato dos equipamentos que não estão operando dentro do padrão normal. Isso é feito para evitar consequências maiores, como acidentes, irregularidades no tratamento aplicado ou até mesmo agravamento do defeito apresentado. Logo em seguida, é realizado um agendamento de locação em nova data. Desta forma, você pode reagendar seus clientes e realizar os atendimentos que deixou de fazer por conta do problema apresentado pelo nosso equipamento, evitando prejuízos.

Pesquise bem a reputação de seus fornecedores

É de extrema importância checar a manutenção dos equipamentos que aluga. Mais do que isso: é indispensável checar a empresa de quem você aluga. Afinal, caso não esteja sendo feito tudo de acordo com a legislação, você pode enfrentar sérios problemas. Mau funcionamento, queimaduras, incêndios ou até mesmo resultados insuficientes podem ser causados por máquinas descalibradas. Por isso, consulte bem o histórico e reputação das empresas de quem você pretende alugar equipamentos. E, quando possível, exija sempre os laudos técnicos de revisão e calibração para evitar problemas!

Quer saber mais sobre as Locações RentalMed?

Acesse a nossa Página de Locações para conferir a lista completa de equipamentos RentalMed disponíveis para locação, ou preencha o formulário abaixo para que um de nossos Consultores Especializados entre em contato!


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}